// Da "gema" à "clara"!
- Robson Costa
- 16 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

// A metáfora da “gema” e da “clara” do ovo, oferece uma analogia perspicaz para entender como as empresas devem priorizar seus esforços de prospecção, através dos ciclos de comunicação de uma empresa.
Muitas empresas seguem este ciclo para criar, desenvolver e lapidar seus produtos e serviços antes mesmo de alcançar públicos mais amplos e desconhecidos.
FASE DA "GEMA":
A “gema” representa o círculo íntimo do empreendedor: familiares, amigos e amigo de amigos. Este público desempenha um papel crucial de fornecer feedbacks, promovem a marca através do boca a boca, ajudam a validar o produto ou serviço e são os primeiros defensores da marca.
Nesta fase, o foco é construir relacionamentos sólidos e autênticos. Aqui, se realiza um teste de mercado, refinando e ajustando os atributos dos produtos e serviços com base na experiência e feedback deste público.
Esta fase inicial de aprendizado é essencial para alcançar um "product/market fit" sólido, onde a solução oferecida resolve efetivamente os problemas dos clientes e atende às suas necessidades.
De acordo com Philip Kotler, clientes satisfeitos dentro do círculo mais próximo, podem gerar um efeito boca a boca positivo, onde muitas vezes, é mais eficaz e econômico do que campanhas para públicos amplos.
Para Eric Ries, grupos menores e mais engajados dentro do ciclo social do empreendedor, fornecem feedbacks cruciais e validações antes de escalar para um público maior.
TRANSIÇÃO PARA A "CLARA":
Esta fase envolve expandir além do círculo inicial ("gema") para atingir um público mais amplo e diversificado. Essa expansão deve ser fortalecida pela validação prévia obtida na fase da "gema".
Os insights ganhos com os primeiros clientes permitem ajustar a mensagem de marketing, adaptar a estratégia de vendas e maximizar os recursos investidos na aquisição de novos clientes.
Esta metodologia enfatiza a importância de começar pequeno, aprender rápido e ajustar continuamente antes de escalar. Essa mentalidade não apenas reduz riscos financeiros, mas também aumenta as chances de sucesso ao alinhar estratégias de crescimento com demandas reais do mercado.
Além disso, é necessário ter uma transição cuidadosa entre os primeiros clientes da fase da “gema” e a maioria do mercado – fase da "clara". Superar esse abismo requer uma compreensão profunda das necessidades e expectativas de diferentes segmentos de clientes, garantindo que a expansão seja sustentável e eficaz.
ERROS COMUNS:
De acordo com estatísticas do SEBRAE, os MEIs possuem a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, com 29% fechando após 5 anos de atividade. As MEs com 21,6% e EPPs com 17% encerram suas atividades logo após 5 anos de mercado. Os fatores que mais contribuíram para o fechamento das empresas foram: Pouco preparo pessoal, falta de gestão eficiente e planejamento do negócio deficiente.
Para minimizar os riscos do fechamento do seu negócio, recomendo que conheça a consultoria para Pequenos Negócios - Profusion Consulting – uma consultoria de nível intermediária, que integra diversos processos, para ajudar pequenos empreendedores a não cometer erros básicos de gestão e contribui para obter mais clareza sobre os aspectos estratégicos do seu negócio dentro do seu ambiente competitivo.
A Profusion Consulting é uma consultoria para pequenos empreendedores que desejam se organizar a nível de gestão, antes mesmo de adiquirir quaisquer pacotes da Markness.
Seja mais que um cliente - seja um parceiro de negócios! //
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